Lembre-se: Sua saúde é prioridade.
Pare e pense sobre sua experiência em consultórios médicos. Momentos bons e ruins podem fazer parte da sua história e, por este motivo, muitos homens criam resistência para conversar sobre a própria saúde. Falar sobre o câncer de próstata é considerado um tabu na roda de amigos e se torna piada diante da falta de informação e responsabilidade ao lidar o tema. Por isso, neste Novembro Azul, queremos lembrar o assunto é sério!
Esta é uma das principais causas de óbito na população masculina. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA até 2025, 71.730 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados. Realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata pode salvar a sua vida, observe qualquer anormalidade e fique atento aos sintomas, principalmente com o avanço da idade.
O câncer de próstata cresce de forma lenta!
Na maioria dos casos, o câncer de próstata não apresenta sinais durante a vida do homem. Quando estes sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão avançados. E nesta fase processo de recuperação do paciente é muito mais difícil.
A próstata é uma glândula exclusivamente masculina que cresce com o tempo. Localizada na frente do reto e abaixo da bexiga, envolve a parte superior da uretra. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides, mas não interfere na ereção ou orgasmo.
Fatores de risco do câncer de próstata
Segundo o INCA, nove a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, têm mais de 55 anos. Quando há histórico de câncer na família (pai ou irmão) é preciso redobrar a atenção. Além disso, o excesso de gordura corporal e o sedentarismo também aumentam o risco da doença.
Consulte seu médico para discutir sobre a saúde masculina. Na fase avançada, os principais sinais são:
- Sangue na urina e dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Como é feito o exame de próstata?
O toque retal possibilita identificar sinais inflamação ou aumento da próstata, além de detectar fissuras anais, hemorroidas e outras alterações. Este exame não necessita de nenhum preparo prévio, é um procedimento rápido (10 segundos) e indolor, realizado no consultório para assegurar a privacidade do paciente.
Conforme a necessidade do paciente, recomenda-se a realização de exames de urina e sangue (PSA).
Tratamento do câncer de próstata
Após identificar o tipo do tumor e o estágio do câncer de próstata, o oncologista encaminha o paciente para um tratamento específico, que pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia, dependendo de cada situação.
Em 2022 foram registrados 15.841 óbitos no Brasil, na fase final o câncer pode atingir os ossos e outros órgãos, além de acometer vísceras como fígado, pulmão e cérebro. Portanto, o diagnóstico precoce é muito importante! Consulte seu médico com regularidade e faça seu check-up neste Novembro Azul.