Conscientização

Conscientização e combate à AIDS

Este ano o Dia Mundial de Luta contra a AIDS destaca o papel das “Comunidades Liderando o Caminho”, considerando a importância na participação efetiva e com voz ativa nas políticas públicas envolvidas no seu controle e erradicação.

Causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), se caracteriza pelo grave comprometimento do sistema imunológico levando ao desenvolvimento de infecções e alguns tipos de cânceres. Hoje sabemos também que se trata de uma doença que desencadeia uma resposta inflamatória sistêmica que leva ao desenvolvimento precoce de patologias que normalmente só ocorreriam em pessoas idosas, ou seja, este processo levaria a um “envelhecimento orgânico precoce”.

História da AIDS

A síndrome da imunodeficiência humana adquirida (AIDS), teve seus primeiros casos descritos no início dos anos 80, esta síndrome não se restringia a determinados grupos específicos, podendo acometer qualquer pessoa.

De uma doença potencialmente fatal em todas as pessoas acometidas, hoje podemos dizer que a AIDS e uma doença com grande potencial de prevenção. Isso foi possível após o grande esforço da comunidade cientifica em compreender e buscar tratamentos efetivos e com poucos efeitos colaterais.

Sintomas comuns da AIDS

  • Secreção vaginal persistente, com ou sem ardência.
  • Dor no baixo ventre ou na relação sexual.
  • Feridas, verrugas ou pequenas bolhas na região genital.
  • Ínguas no pescoço, axilas ou virilhas.

Ainda não dispomos de um tratamento capaz de erradicar definitivamente o HIV e nem de uma vacina efetiva na sua prevenção, mas o tratamento faz com que as pessoas acometidas tenham uma vida semelhante as dos não infectados, tanto em sobrevida quanto em qualidade.

Importância do diagnóstico e o tratamento precoce

Não esconda uma IST por vergonha ou medo, sempre avise seu parceiro e evite relações sexuais até terminar o tratamento. Baixe nossa cartilha com mais informações.

A mensagem que desejamos passar é que o preconceito hoje não tem mais lugar ao lidarmos que esta síndrome, e que todas as pessoas que tiveram atividades de risco devem fazer o teste de HIV nas unidades de saúde destinadas a este fim, é gratuito e anônimo.

A detecção e tratamento precoce do HIV são atualmente as medidas mais eficazes em seu combate.

Dr. Marco Tulio Alvarenga Silvestre Infectologista Unimed Uberlândia

Conscientização

Novembro Azul – O mês da saúde do homem

Lembre-se: Sua saúde é prioridade.

Pare e pense sobre sua experiência em consultórios médicos. Momentos bons e ruins podem fazer parte da sua história e, por este motivo, muitos homens criam resistência para conversar sobre a própria saúde. Falar sobre o câncer de próstata é considerado um tabu na roda de amigos e se torna piada diante da falta de informação e responsabilidade ao lidar o tema. Por isso, neste Novembro Azul, queremos lembrar o assunto é sério!

Esta é uma das principais causas de óbito na população masculina. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA até 2025, 71.730 novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados. Realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata pode salvar a sua vida, observe qualquer anormalidade e fique atento aos sintomas, principalmente com o avanço da idade.

O câncer de próstata cresce de forma lenta!

Na maioria dos casos, o câncer de próstata não apresenta sinais durante a vida do homem. Quando estes sintomas começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão avançados. E nesta fase processo de recuperação do paciente é muito mais difícil.

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina que cresce com o tempo. Localizada na frente do reto e abaixo da bexiga, envolve a parte superior da uretra. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides, mas não interfere na ereção ou orgasmo.

Fatores de risco do câncer de próstata

Segundo o INCA, nove a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, têm mais de 55 anos. Quando há histórico de câncer na família (pai ou irmão) é preciso redobrar a atenção. Além disso, o excesso de gordura corporal e o sedentarismo também aumentam o risco da doença.

Consulte seu médico para discutir sobre a saúde masculina. Na fase avançada, os principais sinais são:

  • Sangue na urina e dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Como é feito o exame de próstata?

O toque retal possibilita identificar sinais inflamação ou aumento da próstata, além de detectar fissuras anais, hemorroidas e outras alterações. Este exame não necessita de nenhum preparo prévio, é um procedimento rápido (10 segundos) e indolor, realizado no consultório para assegurar a privacidade do paciente.

Conforme a necessidade do paciente, recomenda-se a realização de exames de urina e sangue (PSA).

Tratamento do câncer de próstata

Após identificar o tipo do tumor e o estágio do câncer de próstata, o oncologista encaminha o paciente para um tratamento específico, que pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia, dependendo de cada situação.

Em 2022 foram registrados 15.841 óbitos no Brasil, na fase final o câncer pode atingir os ossos e outros órgãos, além de acometer vísceras como fígado, pulmão e cérebro. Portanto, o diagnóstico precoce é muito importante! Consulte seu médico com regularidade e faça seu check-up neste Novembro Azul.