É neste início de ano que começamos ciclos, estabelecemos metas e planos! A missão do Janeiro Branco é “inspirar e engajar pessoas, organizações, autoridades e toda a sociedade na criação de uma cultura de Saúde Mental” se consolidou como uma das maiores campanhas do mundo. Profissionais liberais, instituições sociais, artistas, líderes religiosos e a Unimed Uberlândia abraçaram os valores da campanha e sua proposta de psicoeducação das pessoas.
De acordo com a médica psiquiatra da Unimed Uberlândia, Dra. Vanessa Marsden, muitas pessoas confundem saúde mental com transtornos mentais. Para a especialista “ter uma mente sã não está relacionado à ausência de doenças, mas a uma série de fatores diretamente implicados à sensação de bem-estar”.
Mês de atenção à Saúde Mental
A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 em Uberlândia – MG, pois este é um mês simbólico, início do ano e de um novo ciclo, quando as pessoas fazem metas e planos. A cor escolhida simboliza uma tela em branco, na qual todos podemos escrever novas histórias.
A especialista revela que estar saudável mentalmente quer dizer estar bem consigo mesmo e as pessoas ao seu redor, sabendo como aceitar e lidar com as demandas da vida, suas emoções (sejam positivas ou negativas) e reconhecer seus limites, procurando ajuda quando necessário.
A chave para a saúde mental é a vida saudável: mantenha uma rotina regular de sono, exercite-se regularmente, tenha uma boa alimentação. A rotina de exercícios ajuda muito a lidar com o estresse, liberando endorfinas, que dão sensação de prazer e diminuindo o cortisol, o hormônio do estresse.
O cérebro não para, está sempre mudando!
Ao contrário do que as pessoas imaginam, nossos cérebros não são estáticos e sem mudanças. O tecido cerebral responde aos hormônios nas diferentes fases da vida. Um exemplo são os hormônios sexuais, como estrógeno, progesterona e testosterona afetam o humor, memória e funcionamento cognitivo. Eles também protegem contra, ou aumentar, riscos para transtornos mentais.
Após o nascimento de um filho, com as grandes mudanças hormonais como cessação de produção de hormônios pela placenta e amamentação, há o risco de depressão pós-parto. Na adolescência, uma época que ocorre a “tempestade” hormonal, pessoas com vulnerabilidade à transtornos podem apresentar os primeiros sintomas. Além disso, na menopausa o risco de transtornos de ansiedade também aumentam em mulheres com vulnerabilidade, enquanto homens com baixa testosterona podem apresentar baixa libido e humor deprimido.
Saúde Mental e Saúde Física se complementam!
Nosso cérebro é uma “Super-Máquina” e como qualquer máquina requer cuidado e combustível. Se você tem anemia por não ingerir ferro o suficiente, o cérebro não recebe oxigênio suficiente. O cérebro precisa de glicose, o açúcar no qual os alimentos são metabolizados.
É muito comum na nossa prática receber pacientes no primeiro ano da cirurgia bariátrica que perguntam se têm déficit de atenção. Na verdade, eles têm alterações metabólicas sistêmicas pela perda de peso intensa, e a dificuldade de memória e atenção é restrita a esse período, se eles fazem o acompanhamento e reposição adequados. Se você não tem outros problemas de saúde, a alimentação saudável com frutas, verduras, carboidratos e derivados da carne supre as necessidades do metabolismo cerebral como derivados do complexo B, glicose, zinco, etc.
Se você quer manter a mente saudável, cuide da sua rotina: exercícios, sono e dieta adequada. Passar tempo em atividades prazerosas aumenta a sensação de bem-estar. Progressivamente estamos perdendo os hobbies: a cada geração menos pessoas praticam atividades de lazer. Para outras pessoas o exercício é uma obrigação. O hobby é uma atividade que a pessoa exerce por prazer apenas. Não é para crescimento profissional. Geralmente são atividades mecânicas, repetitivas, deliciosas nas quais ficamos melhor a cada prática: crochê, pintura, bordar, cozinhar, jogar xadrez, etc. São atividades que levam apenas 1 hora da sua semana e são altamente recomendadas para diminuir a ansiedade, melhorar a autoestima e pois são divertidas.
