A gestão de benefícios é considerada uma das funções mais voláteis da gestão de pessoas. Isso porque é necessário adaptar os benefícios conforme a organização vai crescendo e suas necessidades mudando. Quando é feita a troca do plano de saúde empresarial, é preciso levar em conta alguns fatores que impactam diretamente os seus colaboradores.
Pois, um bom plano de saúde empresarial é o benefício mais importante considerado pelos colaboradores. Assim, a partir do momento em que o colaborador sente falta de uma assistência médica de qualidade, por exemplo, é preciso considerar a troca do plano de saúde.
Apesar do impacto dessa transição, ela é mais tranquila do que se imagina! Para isso, além de fazer a comunicação de forma clara para os colaboradores, é importante que a companhia tenha consigo uma empresa parceira que a auxilie nesse processo.
Neste artigo, você vai saber quais são os fatores fundamentais para a troca de plano de saúde empresarial e como fazer a transição. Vamos lá?
Troca do plano de saúde empresarial e sua regulamentação
Antes de falarmos sobre a escolha do novo plano de saúde empresarial, é preciso levar em conta a regulamentação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão responsável por regulamentar o setor de planos privados e estabelecer as regras.
Pois, a troca do plano de saúde empresarial pode ser feita sem que haja a necessidade de cumprir carência do contrato novo. Esse direito contempla todos os usuários de planos de saúde que tiveram o início do seu contrato após o dia 02/01/1999, independente do tempo de uso, segundo a ANS.
Vale ressaltar que, mesmo com a transição de plano de saúde dentro da mesma operadora, não é necessário o cumprimento da carência desde que haja a compatibilidade entre os planos de origem e destino.
No caso da troca de plano entre operadoras diferentes, é necessário o relatório impresso da consulta do Guia de Planos de Saúde da ANS, contendo a compatibilidade entre os planos e a solicitação da proposta de migração.
Quando é o momento de fazer a troca do plano de saúde empresarial?
Conforme falamos no início do artigo, o setor de Gestão de Benefícios precisa acompanhar as mudanças tanto internas quanto externas da companhia. Pois, as necessidades dos colaboradores se adaptam conforme as mudanças.
Justamente por isso, é importante que todos os benefícios tenham flexibilidade para serem alterados quando necessário e que a companhia saiba informar os colaboradores sobre a mudança.
Existem alguns fatores que podem indicar uma possível troca de plano de saúde empresarial. São eles:
Valor da co-participação
O plano de saúde pode sofrer reajustes anuais e por isso não ser viável aos beneficiários. Caso a empresa opte por um plano com coparticipação, é importante que tenha um valor acessível, caso contrário, não será vantajoso para o colaborador. Nesse momento, é preciso avaliar se vale a pena manter o plano de saúde empresarial contratado.
Área de cobertura
Com a mudança do trabalho presencial para o remoto criou a necessidade de um plano de saúde com cobertura nacional. Portanto, a partir do momento em que a assistência médica se torna enxuta na cidade dos seus colaboradores, pode ser que o plano não seja mais vantajoso!
Problemas com a operadora
Apesar do plano de saúde ser empresarial, os beneficiários são seus colaboradores, e a solicitação por suporte será feita por eles. Nesse cenário, pode haver dificuldade na solução de problemas ou na obtenção de informações, o que deve ser avaliado.
É importante manter um canal de comunicação aberto entre o setor de Gestão de Benefícios e os colaboradores a fim de possibilitar que a melhoria seja contínua e os benefícios sejam, de fato, uma vantagem que faça reter cada vez mais talentos.
Como comunicar a troca de plano para seus colaboradores
Antes de efetuar a troca de plano de saúde, é muito importante que a empresa esteja atenta aos detalhes já destacados no início deste artigo para, após isso, se certificar de que os colaboradores não estejam em tratamento médico ou recebendo o auxílio doença. Isso pode influenciar na troca e, muitas vezes, resultar em um acordo entre ambas as partes para que o tratamento seja mantido em outro plano. Portanto, informe-se se esse for o caso!
Além disso, a empresa precisa avisar previamente a mudança do plano para que o colaborador possa se programar. Existem algumas formas que o setor de Gestão de Benefícios pode fazer a comunicação. Algumas delas são:
- E-mails informativos;
- Folders;
- Redes sociais internas;
- Reuniões presenciais ou on-line.
Independentemente do canal escolhido para comunicar, algumas informações sobre a troca do plano de saúde são essenciais, como:
Benefícios da troca
Na maioria dos casos, a troca do plano de saúde é algo que todos os colaboradores já esperavam, por enfrentarem problemas no antigo plano. Portanto, vale deixar bem claro que o novo benefício vai suprir todas as necessidades que outrora não eram atendidas, dando destaque a quantidade de médicos, hospitais e laboratórios que o novo plano tem disponível.
Procedimentos necessários para a troca
Talvez seja necessário atualizar os dados, preencher formulários ou assinar documentos. Todos esses procedimentos precisam ser pontuados de forma clara para que todos os colaboradores possam entender.
Contatos para suporte
Destacar que o plano de saúde possui contatos de suporte caso o beneficiário sinta necessidade, reforçando sobre os materiais de apoio que o novo plano disponibiliza para a comunicação. Além disso, é importante deixar claro que o time de Gestão de Benefícios também está disposto a ajudar.
Valores atualizados
Dependendo do plano contratado, os valores poderão sofrer mudanças. Apresente essa mudança de forma clara, comparando os valores que eram cobrados anteriormente.
O ponto principal é a transparência! Seu colaborador precisa saber claramente qual será o impacto dessa mudança em seu dia a dia, portanto, utilize uma comunicação acessível para que a informação seja entregue com eficiência.
A operadora certa é que presta o suporte na troca de plano!
Um dos fatores importantes para ser analisado é o suporte prestado pela nova operadora. Isso é essencial para que a transição seja feita de forma eficiente e que os colaboradores sejam os principais beneficiados, afinal, esse é o objetivo da troca.
Conte com uma operadora que esteja lado a lado com a companhia, que seja acessível no suporte e compartilhe todas as informações necessárias, sejam elas sobre legislação ou sobre a comunicação para o time.
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